JBoss Hibernate Envers

Postado por alessandro.moreira | 11:21 | | 1 comentários »

Fácil Auditoria/Versionamento de Entidades
Easy Entity Auditing/Versioning

O projeto Envers objetiva fornecer um mecanismo simples para auditar/versionar classes persistentes. O projeto é dividido em: anotações que tornam as entidades e os mapeamentos da JPA auditáveis. E a API que permite gerar logs do estado das entidades e realizar consultar ao histórico.

Tudo é realmente muito simples, basta adicionar a anotação @Audited ao nível da Classe e o mecanismo criará uma tabela com histórico das mudanças dos dados da entidade.

O projeto segue o conceito de versionamento e basicamente para cada transação temos uma versão, a menos que não haja alterações nas entidades auditadas.

Devido à API do Envers trabalhar com Hibernate Entity Manager, o projeto JBoss Envers está sendo migrado para o JBoss Hibernate onde fará parte do módulo hibernate-core e assim é possível usar o Envers onde quer que seja possível usar o Hibernate. A migração completa está prevista para o lançamento do Hibernate 3.5.

A versão JBoss Envers 1.2.0.GA foi lançada e é compatível com Hibernate 3.3. O download, documentação, tutorial, histórico e demais informações podem ser obtidos no link JBoss Envers.

1 comentários

  1. Anônimo // 31 de março de 2009 05:18  

    É bastante relevante este trabalho para agilizar a dinâmica que é a programação.

    Parabéns Alessandro.

    Cássio Soares.

Postar um comentário