Tutorial Iniciando em Adobe Flex 3

Postado por alessandro.moreira | 04:34 | , | 13 comentários »

Uma apresentação do Adobe Flex 3 e Action Script 3


Introdução

No mundo de desenvolvimento de aplicações WEB principalmente com Java, temos problemas quanto ao desenvolvimento de interfaces, como incompatibilidade entre browsers, desenvolviemento lento, e outros detalhes que muitos vivenciam diariamente.
Existem soluções que prometem como o JavaServer Faces por exemplo, mas como dizem "A primeira experiência em Flex o programador Java nunca esquece." E eu também tive a mesma sensação e por isso decidi aprofundar-me e tentar passar minhas experiências e assim ajudar a outros que tiverem a mesmo sensação. Então, vamos conhecer a solução de desenvolvimento de interfaces Ricas, a Adobe Flex™.

Flex é um Framework "open source" altamente produtivo para construção de aplicações RIA (Rich Internet Application) podendo rodar em todos os principais browser bastando o uso do plugin Adobe Flash® Player e em desktop devido ao Adobe AIR™, o "cross-operating system runtime" que permite acessar dados localmente e recursos nativos do sistema operacional. Ambas alternativas são gratuítos.

O Flex fornece um moderno e padronizado modelo de programação composto por duas linguagens. O MXML, uma linguagem declarativa baseada em XML fascilita a geração da ferramenta RAD que inteligentemente está sendo desenvolvida como plugin para o Ambiente de Desenvolvimento Integrado Eclipse, o Flexbuilder Builder, o qual agiliza bastante a construção das Interfaces com o usuário. O comportamento, as funcionalidades, é programado em ActionScript™ 3, agora uma poderosa linguagem de programação orientada a objetos. O Flex também fornece uma cada vez maior biblioteca de componentes e um interativo debugador.


Por que usar Flex

O Flex é executado a partir de uma máquina virtual, logo o programador apenas se preocupa em desenvolver a interface não em programar compatibilidade entre browsers e você ainda programa suas interfaces totalmente orientada a objetos, isso visa reuso de componentes, desenvolvimento de módulos e afins.

O estilo de programação e a diversidade do conteúdo que é possível criar com o flex, já que cada vez mais são disponibilizadas API's para interação com esta plataforma como o flicker, google maps, yahoo maps, youtube entre tantas outras. Sem falar da facilidade de uso das vantagens do Flash como animações frame-by-frame.


Requisitos de Instalação

1. Baixe a API do Flex e a descompacte em uma pasta a sua escolha, por exemplo: C:\flex\sdk.
Flex 3.2 SDK

2. Baixe o Ambiente de Desenvolvimento Eclipse e o descompacte em uma pasta a sua escolha, por exemplo: C:\aplicativos.
Eclipse IDE for Java EE Developers
Ganymede Packages (based on Eclipse 3.4.1)

2.1 Baixe o Adobe® Flex® Builder 3 Professional Eclipse Plug-in. Como o próprio nome já diz, ele é um plugin para o eclipse, que adicionará todas as funcionalidades para o desenvolvimento de aplicações Adobe Flex 3 e Action Script 3.
Flex Builder 3

2.2 IMPORTANTE: O Flex Builder é trial com validade por 60 dias, porém a Adobe oferece aos estudantes o uso indefinido dessa ferramenta através do: "Adobe® Flex™ Builder 3 Pro for Education".

2.3 Verifique as seguintes configurações no Eclipse:
a. em: window\preferences...\Flex\Installed Flex SDKs, adicone a sdk do passo 1. Por padrão ela instala a sdk que vem com o Flex Builder.

3. Baixe e execute o Adobe Flash Player 10 — Debugger Versions (aka debug players or content debuggers). Ele é a VM (virtual machine) onde será interpretada as instruções ActionScript.

Muito bem, feito tudo isso, temos o ambiente pronto para iniciarmos o desenvolvimento de aplicações Flex.


Por onde começar

Acredito fortemente que a teoria lhe fornece inicialmente base de conhecimento e pro fim aprimoramento, mas é a prática que o faz aprender; exemplos e repetições doutrinam o raciocíneo. É a prática que ensina o fazer! Portanto sou seguidor da PRÁXIS.
Outra característica de minha personalidade é dar o devido mérito e reconhecimento a quem de direito. Em meus estudo o que vejo de blogueiros fazendo plágio. Nem vou comentar!

Para iniciar os estudos em Flex, recomento o trabalho realizado pelo português, Mário Santos, do blog TWS. O Adobe Flex a partir do zero lhe dá uma noção inicial muito boa para lhe situar no mundo do desenvolvimento Flex. Paralelamente, isso mesmo paralelo - no mundo OO não existe como estudar sequencialmente. O Tutorial Action Script 3 lhe fornece a fonte de pesquisa e/ou estudo para o entendimento da ActionScript 3, a linguagem de programação sobre a qual é construído o Adobe Flex e a qual utilizamos para declarar o comportamento, funcinalidades, ou seja a parte dinâmica ou programática das aplicações Flex. Ambos Tutoriais estão em constante desenvolvimento e ainda possui vários outros materiais. Vale a pena acompanhar!

Depois disso, o próprio site da Adobe tem uma documentação vasta sobre Flex, tendo como ponto de partida: Quick Starts, Getting Started Experience e uma coleção de vídeos, Flex in a Week. Todos dentro da área voltada aos desenvolvimento, o devnet.

O site da comunidade Flex é também navegação obrigatório.

E finalizando temos um blogueiro que é referência, o pernanbucano, Igor Costa.

Gente, tomando como partidade estes materiais, sites, blog, somando a esporáticas consultas ao Oráculo, Google. É possível chegar a todo o conhecimento necessario para o desenvolvimento de aplicações RIA em Flex e suas integrações com PHP, Java e outras.

Um abraço a todos e bom estudo :)

13 comentários

  1. Rosenildo // 31 de março de 2009 18:31  

    Vou tomar a liberdade e lhe chamar de professor.

    Professor, muito bom, completo para quem está querendo conhecer e dar os primeiros passos com o Flex.

    Aviso para os amigos leitores:
    Se via post o cara já ensina bem, passo a passo para começar usar essa ferramenta que tive a felicidade de conhecer, você imagina ele ensinando pessoalmente.

    Excelente professor, aulas iterativas e incrementais, você aprende fazendo.

    E não é buxasaquismo não... è reconhecimento mesmo pela competência desse amigo!!!

    Alessandro parabéns.

  2. Anônimo // 29 de maio de 2009 07:28  

    Muito bom .. Obrigado pela dicas estarei analisando as dicas repassadas aqui. Obrigado

  3. Anônimo // 22 de julho de 2009 11:15  

    Anónimo...
    estou a prender a lidar com esta nova ferramenta... muito boa

  4. Anônimo // 13 de agosto de 2009 14:32  

    Mt obrigado pelas dicas.
    Consegui a key p/ estudante ^^

  5. Anônimo // 18 de novembro de 2009 19:19  

    bela iniciativa, parabéns!

  6. Anônimo // 22 de março de 2010 12:15  

    Grato pelas dicas.

  7. Paulo Coyote // 23 de março de 2010 11:44  

    Isto não existe, pelo menos no que eu baixei (Eclipse IDE for Java EE Developers), ou o ítem está incompleto. A clareza foi sacrificada !

    2.3 Verifique as seguintes configurações no Eclipse:
    a. em: window\preferences...\Flex\Installed Flex SDKs, adicone a sdk do passo 1. Por padrão ela instala a sdk que vem com o Flex Builder.

  8. Paulo Coyote // 23 de março de 2010 12:57  

    Ou melhor, acho que como não é dito onde instalar o flex 3 eclipse plug-in, a coisa fica nebulosa !

  9. Anônimo // 6 de outubro de 2011 18:11  

    Ao inves do ambiente de densenvolvimento Eclipse posso utilizar o netbeans???

  10. lindomar rocha // 29 de dezembro de 2011 07:49  

    Boa introdução e recolha de materiais interessante. agora é só seguir em frente. valeu

  11. Paulo Sampaio // 24 de abril de 2012 10:57  

    Alessandro,

    Parabéns pelo tutorial onde apresenta de forma "facil" o caminho das pedras!

  12. telas mosquiteiras // 11 de maio de 2015 16:10  

    Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras SP importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    telas mosquiteiras para idústrias de alimentos , telas mosquiteiras SP, telas mosquiteiras empresas químicas, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras SP

  13. Lucas // 12 de agosto de 2016 10:48  

    telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteira
    telas mosquiteiro

    As telas mosquiteira sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.

    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira aplhaville
    telas mosquiteiro alphaville
    telas mosquiteira granja viana
    telas mosquiteiro granja vinana
    telas mosquiteira cotia
    telas mosquiteiro cotia
    telas mosquiteira tambore
    telas mosquiteiro tambore

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

Postar um comentário