Palestra de Árbitragem Colégio Agape

Postado por alessandro.moreira | 03:15 | | 0 comentários »

Neste último dia 18 de Fevereiro, as 19 horas se realizou no Colégio Agape, palestra sobre as regras do Voleibol com ênfase nas alterações 2009-2012.

A palestra foi ministrada para os alunos e atletas das seleções de voleibol do colégio e ainda contou com a presença dos professores Carlinhos e Tiago.

Primeiramente, a preocupação minha e do prof. Carlinhos era esplicar as alterações na regra para preparar os seus atletas para o início dos torneios que se iniciam no próximo mês de Março, e que a esplanação fosse o mais prática possível. Portanto, com uma boa dose de criatividade e colaboração de alguns alunos/atletas criei situações onde ia demonstrando a natureza, a aplicação e a mecânica de cada regra. Em cima do que vou chamar "teatro" que ensaiamos para a demonstração das regras, os alunos e os professores foram fazendo várias perguntas e colocando situações, as quais grande parte baseadas em esperiências vividas em quadra e as quais exigiram bastante de minha análise - este é um dos pontos que gosto de lecionar/palestrar, ouvir os outros e tentar responder aos questionamento nos leva a pensar em situações ou facetas das regras ainda não pensadas ou vividas, assim como olhar outras que julga-se totalmente assimiladas por outros ângulos. Muito se aprende com quem se ensina.

Outro fator importante nestes eventos é a integração que podemos criar. Conhecer melhor os atletas, sua forma de pensar e tratar o jogo, e eles a nós. Com isso o relacionamento entre árbitro e atleta pode muito melhorar melhorando os laços de respeito mútuo.

Como os alunos/atletas e professores tinham muitas dúvidas, regras que foram no decorrer do tempo ficando mal entendidas ou situações de jogos e administrativas que simplesmente não haviam obtidos esplicações de como o fazer, deixei livre a condução da palestra e ia pincelando com regras que ia achando importantes ou para complementar as solitidas ou que pelo conhecimento local via a necessária que ficassem CLARAS. Como foi o caso da regra de posicionamento.

Ao final, o professor Carlinhos fez os agradecimentos à FCV em pessoa do seu presidente, Sr. José Virgílio e a este árbitro e ressaltou aos seus alunos/atletas a oportunidade impar que os foram dadas e a importância do enriquecimento com a palestra e do nível da mesma.

Fica aqui registrado também os meus agradecimentos ao colégio Agape, o qual no pouco tempo que estive em suas instalações me pasou uma excelente imagem, ao professor Carlinho pelo convite para palestrar, isso me demonstra a confiança e o carinho deste profissional para com o meu trabalho e ao professor Tiago que fez toda a ponte e que me acolheu tão bem. Aos alunos/atletas pelo respeito, atenção e interesse durante toda a palestra e em especial aos alunos que me ajudaram durante a palestra.

A todos muito obrigado e tenham a certeza que de minha pessoa, sou um ser a serviço do desporto. Estarei sempre a disposição quando precisarem.

Por um jogo mais justo e melhor, que todos contribuam para um mesmo objetivo.

0 comentários

Postar um comentário